quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Beatle Negro


Outro dia em casa com meus discos, me deleitava como sempre nessa brincadeira de descobertas de timbres e sonoridades que minha discoteca pode me oferecer: de Seu Luiz Gonzaga ao MegaDeath! Vou passando a mão e a agulha nos registros de vários artistas e descobrindo ou redescobrindo, de onde vem muito do que já está registrado no meu DNA musical.

E no meio desse momento que considero até lúdico pra mim, nessa semana que passou, me despertou um ponto de vista que por mim ainda não havia sido devidamente analisado.

Que Jorge Ben é “O Beatle -Negro”!

Explico:

Muitos artistas da nossa MPB eram ou foram em algum momento declaradamente influenciados pelo quarteto fantástico de Liverpool e isso pode ser  visto nas suas obras facilmente. Porém, só Jorge conseguiu o que realmente é o grande mérito de John, Paul, George e Ringoir além da multiplicidade de sons e de temas, a capacidade de se manter novo e contundente até os dias de hoje. Mais principalmente; Como os BeatlesJorge Ben é parâmetro de qualidade e influencia pra toda uma leva de artistas que vão dos ultra populares, aos jazzistas dos mais renomados.

Como os BeatlesJorge está tanto na boca de Roberto Carlos como na de George Benson, Skank ou Gil. E até mesmo em Clapton. Jorge pertence ao repertório das bandas de baile, swingueira , pagode... Como também no poprock, Soul, Funk e até no Rock and roll mesmo.

Muitos dizem que Billy Preston foi o "Quinto-Beatle" pelo seu trabalho como musico de apoio em Let it Be e em algumas canções do disco Abbey Road, mais para mim só Jorge pode, por sua obra completa ser colocado na mesma prateleira com eles na nossa música e na dos outros também.

E receber essa homenagem em forma de brincadeira, de um beatlemaniaco como eu.

Sendo  intitulado “O Beatle-Negro”.

Salve Jorge! 

Ps: God save The Beatles tb.(hahahahha)



Por Anderson Camelo (Guitarra e Voz da Banda Vitrola São Jorge) 

4 comentários:

  1. Ei, Beatle Negro... hehehe
    Salve Jorge

    Com certeza a parte negra dos beatles seria melhor com a presença desse cidadão...
    hehehe

    ResponderExcluir
  2. Poxa McCartney é quem leva esse título na banda,mais já pensou os 2 juntos,Karaka,magia pura!

    ResponderExcluir
  3. beatle-jorge-negro-ben Seria um beatle brasilis e seria bom com certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. E Salve Jorge...
    Essa mistura de talentos seria a perfeição!!!

    ResponderExcluir