sexta-feira, 17 de julho de 2009

Tambores de novo


O projeto “Companhia Tambores da Mata” nasceu em 2005, na comunidade do Planalto Universo, na Vila União. O projeto nasceu das mãos do músico João Hugo Costa Albuquerque e da líder comunitária Marliete Pereira da Silva. Nascendo sem apoio de nenhum órgão governamental, o trabalho tinha como intuito o resgate do jovem das áreas de risco através da cultura. O grafite e a percussão eram as expressões artísticas latentes. O projeto de percussão contava com instrumentos emprestados, que logo foram pegos pelo dono. Não deixando o projeto sem movimentação, fomos atrás de latas e garrafas, formando então um grupo de bate-lata. O projeto foi cambaleando, sempre tropeçando na falta de incentivo. Em meados de 2007, do próprio bolso, conseguimos comprar alguns materiais e fazer uma oficina de percussão, onde as crianças aprendiam a criar, afinar e tocar os instrumentos; no início, chegamos a contar com 50 crianças, mas depois esbarramos novamente na falta de incentivo e parcerias e, logo, o projeto voltou a ficar segmentado.

Em Maio desse ano, novos parceiros foram cooptados para o projeto e, além de Hugo Costa, Alexandre Grecco (Jornalista) e Anderson Camelo (Músico) começaram a trabalhar em prol do projeto. Segmentamos o grupo musical, que conta hoje com 13 (treze) crianças, todas oriundas das oficinas de 2007, e formamos a “Companhia Tambores da Mata”, um coletivo musical aberto, de função sócio-cultural que visa dar opções de cultura e arte para as crianças do bairro da Vila União e comunidades vizinhas. O trabalho foi dando resultado; as crianças começaram a aprender ritmos regionais como o Maracatu, Afoxé, Cavalo-Marinho, Coco entre outros. Além do trabalho de aprendizado nas oficinas, estamos agora partindo para a pesquisa musical mais aprimorada, envolvendo esses ritmos citados, sabendo um pouco mais sobre sua história.

Nos últimos meses o grupo tem crescido e vem chamando atenção de outros coletivos e comunidades. Já houve convites para ministrarmos oficinas na comunidade do Lagamar e no bairro da serrinha, mas com a falta de apoio para compra dos materiais fica complicado podermos levar o projeto além do bairro Vila União. Hoje contamos apenas com o espaço para os ensaios e uma caixa de som emprestado pelo Centro Social Urbano Presidente Médici (CSU da Vila União). Em agosto de 2009 montaremos uma nova oficina para cooptarmos novas crianças. Nosso intuito é formar mais percussionistas, abrangermos a pesquisa musical sobre ritmos regionais, discutir com mais ênfase nosso papel no coletivo, conseguir novos parceiros para palestras e workshops (músicos), abranger a noção de espaço e relação com sua comunidade e continuarmos a movimentar cultura e arte não só para a Vila União, mas outras comunidades vizinhas que necessitem de projetos.

Obs: As fotos são da primeira apresentação do "Tambores da Mata"

Alexandre Ferraz Grecco
tamboresdamata@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário